sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Abóbora Assada com Iogurte Grego e Mel

É daquelas receitas de sobremesa ou lanche simples, rápido e saudável, cujo único problema é o tempo em que estamos à espera que fique pronta.
Sim, uma vez que ainda temos de esperar que, depois de saír do forno, a abóbora arrefeça. E isso, é um bocado torturoso.

Podem colocar frutos secos à escolha. Usem os da vossa preferência.
Nesta receita que fiz, usei amêndoa com pele cortada em pedaços, lavando muito bem as amêndoas, colocando-as numa frigideira, em lume alto, sem gordura, para que secassem devidamente e libertassem um pouco o seu aroma na cozinha.

Como sou guloso, preparei as amêndoas em maior quantidade para acrescentar uma textura crocante, após as camadas de iogurte a combinar com a textura macia da abóbora assada, e para criar uma espécie de surpresa, no interior, para quem estivesse a comer a guloseima (e a minha mulher, neste caso).

Retirei esta receita do Casal Mistério que, por sua vez, a divulgou mencionando o Ambitious Kitchen, que também é um belo blog, diga-se!


Abóbora Assada com Iogurte Grego e Mel
(para 2 pessoas)

Ingredientes:

- 1 abóbora manteiga
- 1 c. sopa de iogurte grego natural
- 1 c. chá de óleo vegetal
- 1 c. chá de canela
- 1 c. sobremesa de mel
- 2 c. sopa de amêndoas com pele, laminadas

Preparação:

Pré-aqueçam o forno a 200º C.
Forrem o tabuleiro do forno com papel de alumínio e cortem a abóbora ao meio, ao alto, e retirem as sementes. 
Coloquem a abóbora com as cavidades viradas para cima.
Numa taça ou num copo, misturem o óleo e a canela, mexendo muito bem, barrando a mistura em todo o interior das metades da abóbora.
Levem ao forno durante cerca de 50 - 55 minutos, ou até a abóbora ficar macia no seu interior.
Passado o tempo no forno, retirem a abóbora e deixem-na arrefecer por cerca de 10 minutos, à temperatura ambiente.

Após arrefecer, coloquem um pouco das amêndoas nas cavidades da abóbora, coloquem meia colher de mel por cima e, de seguida, preencham o resto da cavidade da abóbora, com uma colher de sopa bem cheia de iogurte grego por cima da camada de amêndoas e mel, repetindo essa mesma camada - amêndoas e a outra meia colher de sobremesa de mel - por cima do iogurte grego.



Notas finais: 

Ficou espectacular, a minha metade, e repeti esta receita, mais tarde, a pedido da minha querida mulher.
A metade dela é que não cheguei a provar, mas adicionei-lhe, antes de ir ao forno, uma colher de chá de açúcar mascavado na cavidade da metade dela, uma vez que ela me pediu muito. 
Os mais gulosos podem fazer o mesmo e colocar a colher de açúcar no interior da vossa abóbora, preencher com mais frutos secos, mais um pouco de mel, mas não é necessário. 
Creio que, assim, já fica excelente. Melhor, é capaz de estragar...

Experimentem-na neste fim de semana, e enviem o feedback!

Mais novidades se seguirão, e novas receitas, também!