quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Gratinado de Couve-Flor com Ovos

Para o caso de me perguntarem quais as quantidades exactas dos ingredientes neste prato, somente saberei responder: 2 ovos.
Essencialmente, foi tudo "a olho" pressupondo que, mais quantidade, menos quantidade, mais grama, menos grama, ficarão todas perto do que o que irei colocar nos ingredientes. 

Este gratinado é perfeito para aproveitar sobras de refeições anteriores, continuar a comer saudavelmente bem, e ficarem satisfeitos, quer com a quantidade, quer com a qualidade nutricional dele.

Uma vez que o grande ingrediente é a couve-flor, faço saber que é uma boa fonte de vitamina C, por isso, além dos citrinos e de outros legumes e vegetais, têm aqui uma grande amiga no combate às gripes, entre muitas outras "guerras" que travam diariamente, zelando pela vossa saúde, tem também um alto teor de fibras e é baixo em calorias, por isso, pessoal que quer perder peso ou comer menos calorias, ficam a saber que a couve-flor é vossa aliada! 

E não se preocupem com o facto de a couve-flor "não ter sabor"! 
Aromatizem um caldo, e cozam-na nesse caldo, ou cozam ela no vapor e, no final, juntem umas gotas de limão e um pouco de azeite. Ou grelhem-na ligeiramente, para que tenha um sabor ligeiramente fumado, e criem um molho pesto saudável, para colocar por cima dela! 
Ou... gratinem! Vale tudo, até mesmo inventar maneiras de a cozinhar para que possam disfrutar deste alimento. 



Gratinado de Couve-Flor com Ovos
(para 2 pessoas)

Ingredientes:

- 250 g de couve-flor
- 150 g de feijão frade cozido, lavado e escorrido
- 80 g de folhas frescas de espinafre
- 75 g de restos de frango, sem pele, desfiado
- 150 g de mozzarella ralado
- 1 cebola média
- 2 ovos grandes
- 1 c. sobremesa de oregãos
- fio de azeite
- sal e pimenta preta moída no momento

Preparação:

Pré-aqueçam o forno a 180º C.
Aqueçam um wok ou frigideira em lume forte e, quando estiver bem quente, juntem um fio de azeite e refoguem a cebola finamente picada, até que ela fique alourada. 
Depois disso, coloquem o frango, procurando tostá-lo ligeiramente, e temperem com um pouco de sal e pimenta.
De seguida, coloquem a couve flor e deixem que ela ganhe uma ligeira cor dourada, enquanto vai libertando a água que contém. 
Juntem o feijão-frade e mexam bem para envolver todos os ingredientes.
Acrescentem as folhas de espinafres, e mexam apenas quando estas estiverem tenras e cozidas. 
Desliguem o lume e coloquem o salteado numa caçarola de ir ao forno, dividindo em camadas: uma de preparado, outra de mozzarella, outra do preparado, e finalizem com uma boa camada de mozzarella por cima. 
Coloquem os dois ovos no cimo da caçarola, polvilhem com um resto de mozzarella e com os oregãos.
Levem ao forno durante cerca de 15 - 20 minutos ou até o queijo estar derretido e os ovos devidamente cozinhados.
Desliguem o forno, retirem o gratinado, e deixem assentar por cerca de 5 minutos para não se queimarem a comê-lo. 
Depois disso, sirvam-se à vontade.


Notas finais:

Os gratinados são óptimos para, não só aproveitarmos sobras de refeições anteriores, como para que possamos fazer refeições confeccionadas de maneira diferente das do habitual. 
Podem também preparar o vosso gratinado de maneira diferente, bem como podem, no caso da couve-flor ou de outros alimentos "sem sabor", colocar especiarias, criar novas combinações vindas de diversas influências. 

O que poderia ter corrido melhor: 

Apesar de ter ficado satisfeito com o resultado e a minha mulher também, sinto que poderia ter optado por outro tipo de temperos, também para fugir um pouco ao sal e pimenta e "navegar" um pouco pelas especiarias, tais como açafrão, caril, cominhos, etc. para que pudesse, de uma maneira ou de outra, trazer uma outra influência para o prato... 
Mas, não hão-de faltar oportunidades!