segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Salada de Agrião com Tomate e Beterraba Assados

Já tinha feito esta receita no verão, numa das muitas vezes em que me inspirei num dos episódios de Comida Caseira, do Gordon Ramsay (nota-se aqui uma tendência: Gordon Ramsay é claramente a referência, como nos avançados) e resolvi experimentar algo novo, diferente, e estou em crer que acertei à primeira. Até na pêra! 
Por isso, não haverá "rúbrica" O que poderia ter corrido melhor, neste post.
Também, caso houvesse, honestamente, não me lembro.


Salada de Agrião com Tomate Cherry e Beterraba Assados
(para 3 refeições)

Ingredientes: 

- 6 pés de agrião, bem lavados e arranjados, cortados em 5 partes, cada
- 1 beterraba grande, bem lavada, partida em pequenos pedaços
- 6 tomates cherry, cortados em metades
- 1 pêra rocha média, partida em pequenos pedaços
- cajus crus
- miolo de noz, em pedaços grandes
- azeite, q.b.
- vinagre balsâmico, q.b.
- oregãos, q.b. 
- manjericão, q.b.
- sal e pimenta preta moída no momento

Para o molho:

- 2 c. sopa de iogurte grego natural, sem adição de açúcares
- sumo de limão, q.b.
- sucos do tomate e da beterraba assados
- sal e pimenta preta moída no momento

Preparação: 

Pré-aqueçam o forno a 180º C.
Coloquem as metades dos tomates num pequeno pirex e temperem com um pouco de sal, pimenta preta, um fio de azeite, oregãos e manjericão. Misturem muito bem.
Noutro pirex pequeno, coloquem a beterraba, temperem com um pouco de sal e pimenta, um fio de azeite e vinagre balsâmico.
Levem os pirex ao forno, e deixem cozinhar por cerca de 35 - 40 minutos, ou até os tomates estarem macios e levemente tostados, e as beterrabas ligeiramente crocantes por fora e macias por dentro, regando-os a meio do tempo.

Quando estiverem prontos, deixem-nos arrefecer, extraindo os sucos que estiveram no pirex, e juntem numa taça com o iogurte grego, umas gotas de sumo de limão, sal e pimenta. 

Coloquem, numa saladeira, o agrião, com a pêra em pedaços pequenos, coloquem os tomates e a beterraba, já arrefecidos, e envolvam bem os ingredientes. 
Coloquem um punhado de cajus crus e os pedaços de noz, e coloquem, numa chávena, o molho de iogurte, ou podem colocar o molho directamente na salada, fica ao vosso critério.



Notas finais:

É especialmente interessante, notar o ácido do tomate e o terroso da beterraba a contrastarem com a textura dos frutos secos; o amargo do agrião e a pêra rocha a adoçar, subtilmente, a combinarem e a completarem a salada. 
O molho de iogurte, por estar completamente diferente dos outros molhos de iogurte que eu estava habituado a ver e provar, também acrescentava algo à salada se bem que, quando voltar a experimentar a salada, irei acrescentar folhas frescas de hortelã e manjericão finamente picadas e juntar umas gotas de sumo de limão e pimenta preta.

Para experimentar...