sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A Minha Salada Coleslaw

É um facto que não é muito normal fazermos saladas no inverno, muito menos uma Coleslaw, cuja frescura nos transporta para o verão. 
Mas foi exactamente essa a ideia, uma vez que o primeiro dia de fevereiro me trouxe memórias do verão. 
Talvez pelo tempo em si, ou mesmo pelo ligeiro calor que nos visitou durante essa tarde.
Pois bem, e como tínhamos o tempo "contado" e já estava tarde... e eu precisei mesmo de estrear o meu ralador novo, decidi juntar o útil ao agradável e fiz esta receita. 

Eu gostei muito dela. A minha mulher nem tanto... vá, nada. 
Por uma simples razão (e eu juro que até tentei variar para ver se ela desta maneira gostava): ela não gosta de legumes crus.


A Minha Salada Coleslaw
(para 6 pessoas)

Ingredientes:

- meia couve coração em juliana fina
- 2 cenouras médias raladas
- 8 folhas de alface lisa em juliana
- 1 maçã fuji ralada
- 150 g de mix de frutos secos crus com passas (cajús, avelãs, amêndoas e nozes, para ser mais preciso)

Para o molho:

- 2 iogurtes gregos naturais sem açúcar
- azeite
- meia c. sobremesa de mostarda de Dijon
- 1 c. sobremesa de folhas de estragão
- 1 limão, sumo apenas
- 1 c. sobremesa de molho de soja

Preparação:

Numa taça grande, juntem a couve e a alface em juliana, acrescentem a cenoura e a maçã raladas, e misturem bem os ingredientes, para que tudo fique bem envolvido.
Acrescentem os frutos secos e voltem a envolver. 
Preparem o molho, numa taça à parte, misturando todos os ingredientes, e mexendo bem, até obterem uma mistura homogénea.
Reguem a salada com o molho e envolvam bem para que toda a salada tenha a cobertura do molho.



Notas finais:

No lugar de hortelã, optei por colocar estragão em folhas e, devido ao facto de ser adocicado, deu um sabor diferente e muito agradável também, que combinava com o ligeiro picante da mostarda de Dijon. 
O sumo de limão também deu um travo de acidez que ligou bem com a maçã fuji, uma vez que ela estava madura e, por isso, mais doce.
Gostei muito do jogo de sabores e terei que experimentar numa outra altura, mas com maçã Granny Smith, mas... quando a minha mulher não estiver por perto, ou se eu fizer para ela uma boa salada com peito de frango grelhado, como ela me sugeriu, aproveitando também para dizer "eu cá gostei mesmo foi do teu frango com couscous."
Só houve um "pequeno" problema: tive que comer toda a salada sozinho... e foi imenso, confesso. Embora tenha sabido bem, fiquei totalmente empanturrado.
Ficou registado.