terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

A Minha Coalhada de Limão - Lemon Curd Caseira

Bem sei que não é propriamente saudável, ainda assim, esta variação consegue ser espectacularmente saborosa e, para minha primeira vez, deixou-me de tal modo orgulhoso que decidi publicar a dar conta do sucedido.
É uma experiência a repetir, sem dúvidas, uma vez que desde há muito que tencionava experimentar fazer, até porque nunca tinha provado também as originais. 

No entanto, não sei se irei querer... quer dizer, quero, mas para comparar somente
É que esta, é daquelas receitas que me fazem pensar "tenho a certeza que, mesmo que experimente outras, esta minha é melhor!" 
Nunca imaginei como se fazia, de maneira que optei por tirar do blog da Joana Roque, esta receita de Lemon Curd e tomá-la como referência.
Cada colherada é poesia, é uma mescla estupenda do ácido do limão, com as pepitas criadas pelas raspas, a contrastar com o sabor caramelizado do açúcar mascavado... e deu-me para rechear uns muffins que irei postar durante esta semana, que diz ser semana festiva, não é verdade?
Então, aguardem... 
Para já, para já... 



A Minha Versão de Lemon Curd Caseira 
(2 frascos e uma tigela)

Ingredientes:
  • 6 limões, raspas e sumo
  • 6 ovos médios
  • 500 g de açúcar mascavado
  • 150 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

Preparação:

Depois dos limões bem lavados, coloquem as raspas e o sumo num tacho, e juntem a manteiga e o açúcar mascavado.
Coloquem-nos em lume brando e vão mexendo para que se interliguem os ingredientes, e para que derretam, formando um preparado líquido e homogéneo (excepção feita às raspas de limão, embora fiquem mais macias).
Entretanto, batam muito bem os ovos, numa taça à parte, com a ajuda de uma vara de arames.
Quando o preparado levantar uma ligeira fervura, retirem-no do lume, juntem os ovos e mexam, sem parar, com a ajuda da vara de arames que utilizaram para bater os ovos, para que o preparado fique uniforme.

Porque é que têm de retirar do lume? 
Precisamente para que os ovos não entrem em contacto com o lume directamente. Caso contrário, darão uns belos ovos mexidos!

Uniformizado o preparado, voltem a levar o tacho a lume brando, e mexam sem parar, até que a mistura engrosse e levante fervura.
Desliguem o lume, coloquem o preparado em frascos esterilizados, e coloquem-nos com a tampa para baixo (como está na imagem abaixo) para que criem vácuo.
Depois dos frascos estarem frios, coloquem-nos no frigoríficos e utilizem a vossa Lemon Curd quando quiserem!



Notas finais:

A minha lemon curd apresenta um tom mais escuro do que todas as outras, precisamente por eu ter utilizado o açúcar mascavado, uma vez que é mais suave, e tem um sabor mais caramelizado.
Utilizem a lemon curd para colocarem em tostas, torradas, rechear bolos, muffins, colocar nos crepes ou... comer à colherada!