quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Guisado de Lentilhas com Coxinhas de Frango - Frango, Salsichas e Lentilhas em Molho de Tomate Caseiro

Já podem constatar que foi este o prato que sucedeu ao maravilhoso creme de ervilhas que fiz. Bem que as coxinhas de frango estavam também na foto por um motivo, digam lá que não estranharam?

Pois bem, para este prato, fácil e delicioso guisado, foi tudo feito de forma muito simples, tendo apenas alguns detalhes que marcaram a diferença.


Guisado de Lentilhas com Coxinhas de Frango
(para 3 pessoas)

Ingredientes:
  • 8 coxinhas de frango
  • 2 salsichas de aves em frasco
  • 1 caneca de lentilhas verdes
  • 9 tomates pequenos maduros
  • 3 dentes de alho
  • 2 cebolas médias
  • 1 c. sobremesa de paprika
  • 1 c. sobremesa de manjericão em folhas
  • azeite
  • sal e pimenta preta moída no momento

Preparação:

Temperem as coxinhas de frango com sal e pimenta preta, esfreguem bem o tempero e deixem reservem durante alguns minutos.
Coloquem um tacho, em lume alto e, quando estiver bem quente, adicionem um fio de azeite.
Cortem as cebolas em tiras finas, e laminem os dentes de alho finamente.
Coloquem a cebola e o alho a refogar, mexendo constantemente, até que a cebola fique translúcida e ligeiramente macia e o alho alourado. Retirem para uma taça à parte.
Mantenham o lume forte, e adicionem as coxinhas de frango, e deixem que estas ganhem uma boa cor dourada, para que o frango tenha mais sabor e, também, para que dêem mais sabor ao guisado. 
Lavem as lentilhas em água fria e escorram-nas muito bem.
Assim que as coxinhas de frango estiverem bem douradas, reitrem-nas para um prato e deixem que os sucos assentem.
Vejam bem o aspecto destas coxinhas de frango, antes de voltarem ao guisado!


Lavem bem os tomates e cortem-nos em quartos, mesmo com casca, para que o tomate tenha um aspecto mais rústico.
Voltem a colocar a cebola e o alho ao tacho, para que consigam absorver parte dos sucos que o frango libertou, e ficarem com os seus aromas também.
Acrescentem as lentilhas, acrescentem cerca de uma colher de sopa de azeite, sal e pimenta e salteiem-nas um pouco, acrescentem os tomates em quartos, reduzam para lume baixo, tapem o tacho e deixem cozinhar por cerca de 15 minutos. Isto vai permitir que os tomates libertem a água contida neles, e impregnem as lentilhas de sabor, além de fazer um molho de tomate super saudável e caseiro! As lentilhas, no final, terão uma textura al dente, não ficando demasiado rijas, nem nada que se pareçam, não se preocupem.
Terminado o tempo, acrescentem o manjericão, para abrir um pouco o sabor do tomate e uma colher de sobremesa de paprika, para dar um travo fumado ao molho, cortando também um pouco a acidez do tomate. 
Envolvam bem esta mistura, acrescentem o frango, e voltem a misturar os ingredientes, tapem o tacho novamente, mantendo o lume baixo, e deixem cozinhar por mais 10 minutos.
Acrescentem as salsichas, cortadas em pedaços, mexam por cerca de 5 minutos e desliguem o lume. 
Retirem do tacho para um prato, sirvam-se à vossa vontade, e disfrutem dos sabores deste prato.



Notas finais:

Esta comida estava deliciosa, ainda mais, depois por se seguir a um creme de ervilhas delicioso, terminou o nosso serão ainda mais confortável, o que já era difícil. 
Para mim, as lentilhas estavam no ponto, embora a minha mulher gostasse que elas estivessem mais cozidas, uma vez que ela gosta que as lentilhas fiquem quase puré.
Da próxima vez experimento.



O que poderia ter corrido melhor:

Melhor, ainda que difícil em certos casos, neste caso, só adicionando um caldo de galinha ou de legumes na mesma altura em que destapei o tacho pela primeira vez, após os tomates libertarem os seus sucos. 
Depois, aí sim, adicionava o caldo, tapava, e deixava o guisado cozinhar durante uns bons 20 ou 25 minutos, com o frango lá dentro. 
Fica para a próxima. 
Tenho a certeza de que vos trarei boas notícias na próxima variação desta receita!
Fiquem bem, divulguem o blog, a página de Facebook, não se esqueçam do desafio que vos propus e enviem as vossas receitas, para treinosculinarios@gmail.com para que eu também as possa experimentar e postá-las aqui, referenciando-vos (ou não, consoante a vossa opção) com a minha versão.
Aprendamos todos uns com os outros a sermos saudáveis.
Um grande obrigado a todos vocês!

Sem comentários:

Enviar um comentário