sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Frango no Forno com Legumes ao Vapor

Super fácil, super cómoda - sobretudo para dias em que temos de fazer comer e temos muitas outras coisas para fazer - super confortante, super saudável e... super... está a faltar-me um outro termo... ah! Super saborosa!
Cozam os legumes ao vapor, juntamente com umas nozes de creme vegetal de culinária e umas ervas aromáticas. 
Podem mesmo usar os legumes congelados, uma vez que estes também são saudáveis, caso não tenham tempo de comprar os vossos frescos, é claro.
As vossas únicas preocupações nestas receitas, são as seguintes:
  • Lavar e cortar os legumes
  • Temperar o frango
  • Esperar os tempos de cozedura: do vapor e do frango.

Mas vale a pena ou não?



Frango no Forno com Legumes ao Vapor
(para 4 pessoas)

Ingredientes:
  • 1 frango, aberto ao meio
  • 5 floretos grandes de brócolos congelados
  • 2 cenouras grandes, descascadas e cortadas em meias luas
  • 1 courgete, cortada em quartos, sem sementes
  • meio talo de alho francês, cortado em rodelas
  • 3 chávenas de ervilhas congeladas
  • meia chávena de cogumelos congelados
  • 1 c. sopa de tomilho
  • 1 c. sopa de alecrim
  • 1 c. sopa de paprika
  • 1 limão, sumo apenas 
  • 5 nozes pequenas de creme vegetal de culinária (utilizei Becel Cozinha)
  • azeite
  • sal e pimenta preta moída no momento

Preparação:

Juntem, numa taça, um fio de azeite, sal, pimenta, sumo de limão e paprika, misturem muito bem para criar uma mistura de tempero, e barrem o frango com esta mistura, coloquem no frigorífico, e já sabem: quanto mais tempo o frango estiver neste tempero, melhor, mas meia hora já é suficiente.
Pré-aqueçam o forno a 200ºC.

Nunca falei neste assunto, por aqui, mas para quem não sabe, um forno demora a pré-aquecer, em média, cerca de 20 minutos, isto claro, variando de forno para forno.

Coloquem os legumes todos dentro de um tacho grande e fundo - os congelados podem estar mesmo nesse estado, sem qualquer problema, pois não irão interferir, nem no seu sabor, nem no dos outros - reguem com um pouco de azeite, temperem com o tomilho e o alecrim, tapem com a tampa, sacudam bem o tacho para misturar os legumes e o tempero, juntem as nozes do creme vegetal e levem o tacho ao lume brando, durante cerca de 25 minutos, escorrendo o excesso da água que os congelados largaram, cerca de 15 minutos, após a cozedura.
Atenção: digo 25 minutos, uma vez que se tratam de frescos e congelados misturados. Caso se tratem apenas de legumes frescos, 10 minutos é o suficiente.
Depois de terem escorrido o excesso de água que os legumes congelados libertaram, mexam ligeiramente os legumes, voltem a tapar o tacho, e deixem que estes cozam durante mais 10 minutos ou até estarem todos cozidos, e com uma cor viva e vibrante. 
Cortem os floretos dos brócolos em pedaços mais pequenos.

Assim que o forno estiver pré-aquecido, coloquem o frango num tabuleiro, com a pele para cima, e levem-no ao forno durante cerca de 20-25 minutos, para que ganhe uma bela cor dourada. 
Volvidos os 20-25 minutos, virem cuidadosamente o frango - pele para baixo - e deixem-no assar por mais 20 minutos.
Depois desse tempo, virem de novo o frango, e deixem-no assar, finalmente, durante mais 10-15 minutos, para que este tenha uma bela cor e uma pele crocante.
Após o processo de assar o frango, e de cozer os legumes, retirem o frango do forno, deixem assentar os sucos à temperatura ambiente, juntem no tabuleiro os legumes cozidos no vapor, e envolvam com cuidado os legumes com os sucos do frango. Não se esqueçam de regar o frango com o resto do molho que os legumes fizeram com o creme vegetal e o azeite.
Obterão um exemplar semelhante ao da imagem do início deste post. 
Posto isto, cortem o frango em pedaços, para que todos se possam servir devidamente e comam à vossa vontade!



Notas finais:

Podem fazer a variação de legumes assados, juntamente com o frango. 
No entanto, lembrem-se que, caso utilizem legumes congelados, convém cozerem primeiro ligeiramente, e só depois passarem para o forno, após bem escorridos. 
As nozes de creme vegetal acrescentam um enorme sabor, ainda para mais, se lhes adicionarmos ervas aromáticas, como tomilho, alecrim, oregãos ou mesmo estragão. Podem também colocar umas nozes desse creme vegetal no frango, caso gostem.
Para obterem uma pele estaladiça, basta que barrem a pele do frango com sal, pimenta, e um fio de azeite, antes de ele ir para o forno, e colocá-lo no frigorífico durante uns minutos, para que este fique firme e, por consequente, melhor, quando for a assar.


Sem comentários:

Enviar um comentário