sábado, 6 de fevereiro de 2016

Palitos de Raíz de Aipo no Forno

Raíz de aipo.
Confesso que fiquei extremamente intrigado quando vi este tubérculo pela primeira vez no mercado. Ainda assim, jurei, em boa hora, que iria comprar um dia para experimentar cozinhar e arranjar mais alternativas saudáveis.
Perguntei à senhora da banca como poderia utilizar a raíz do aipo, ao que a senhora me respondeu "Para fazer um puré, ou cozido simplesmente, também é muito bom!"

Pois bem, após uma ligeira pesquisa sobre os seus beneficios, concluí que a raíz de aipo, bem como o próprio aipo em si, é rica em água, potássio, sódio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas B e C.
O aipo pode também ser usado na produção de um chá caseiro, além de poder ser cozinhado.
O aipo é um grande aliado no combate e prevenção da diabetes, contribui para a ajuda no emagrecimento e, parece contrasenso, também ajuda no combate à anorexia, ou seja, creio que possa ajudar a mantermo-nos num estado de equilíbrio. Ajuda também as pessoas que estejam afónicas, bem como as que têm pedras na vesícula e as que têm pedras nos rins também. 
Contribui também para a prevenção da secreção pulmonar.

E como é que eu achei que poderia fazer a raíz do aipo? No forno, como se fossem batatas fritas aos palitos! 
Fui totalmente influenciado por este post no site do Casal Mistério, e decidi criar uma versão minha. 
Acreditem: é super simples! E delicioso! Ora atentem.


Palitos de Raíz de Aipo no Forno

Ingredientes:

- 1 raíz de aipo grande
- fio de azeite
- tomilho em folhas secas
- alecrim em folhas secas
- estragão em folhas secas
- sal e pimenta preta moída no momento

Preparação:

Pré-aqueçam o forno a 220ºC.
Descasquem a raíz do aipo, lavem na bem, e cortem-na em palitos com cerca de 1 cm de espessura. Ou pelo menos tentem.
O importante é queos palitos tenham todos a mesma espessura.
Levem-nos a cozer ligeiramente num tacho com água a ferver e um pouco de sal, por cerca de 10 minutos. Escorram bem a água, agitem bem para que os palitos libertem o máximo de água possível. Deixem-nos arrefecer à temperatura ambiente e retirem a pouca água que eles ainda possam conter, agitando mais um pouco o tacho e escorrendo de seguida.
Coloquem um fio de azeite, temperem com sal e pimenta, acrescentem as folhas de tomilho, alecrim e estragão, tapem o tacho e agitem bem para que os palitos de aipo tenham todos o tempero.
Disponham os palitos num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal e levem-nos ao forno durante cerca de 1 hora, virando os palitos de 20 em 20 minutos para que obtenham uma cor dourada o mais uniforme possível.
Após o tempo no forno, retirem o tabuleiro e deixem que os palitos libertem o resto da gordura, e sirvam-nos num prato como acompanhamento ou numa caneca com papel vegetal ou absorvente e, simplesmente, façam deles um snack enquanto vêem a vossa série ou programa favorito!



Notas finais:

O jogo entre o sabor alimonado da raíz do aipo e as ervas aromáticas é de facto espantoso. 
Uma levíssima pitada de sal, com a pimenta, potenciam o travo limonado e ligeiramente apimentado do aipo e, juntando o tomilho, o alecrim e o azeite, o estragão dá um travo adocicado à mescla, contrastando espectacularmente com estes ingredientes. 
A repetir, sem dúvida alguma!