terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Bocadinhos de Maçã e Canela

"Mas isto, como biscoitos, levam açúcar e farinha, logo não são saudáveis." - Não levam açúcar, não levam farinha, são saudáveis! De outra forma, só faria este post, caso fosse uma ocasião especial ou data festiva, altura em que posto receitas para se cometer um ou outro excesso.

Estes biscoitos, ao contrário da tendência, não são estaladiços, são tostados, mas são macios por dentro. Além de que são saborosos, eu posso atestar.
"E porque é que não são estaladiços?" - Porque eu ainda não descobri como conseguirei colocá-los estaladiços, sem que tenha que recorrer a farinhas, manteigas, ou outro tipo de alimentos processados. 
Caso contrário, não dava para que celíacos e diabéticos também pudessem fazê-los e comer, naquelas alturas em que "um doce" vem a calhar.
Não se preocupem, é tudo à base de adoçantes naturais, e já verão como tudo se... processa.



Bocadinhos de Maçã e Canela
(para cerca de 40 biscoitos)

Ingredientes:

- 80 g de farelo de aveia
- 1 banana madura
- 1 maçã grande ralada (usei a Fuji)
- 1 ovo grande
- 1 chávena de leite de amêndoa
- 2 c. sopa de sementes de linhaça
- 1 c. sopa de flocos de aveia finos
- 1 c. sobremesa de canela

Preparação:

Pré-aqueçam o forno a 200º C.
Esmaguem bem a banana e juntem o ovo. Vão adicionando aos poucos o farelo de aveia e vão batendo, até criar uma espécie de uma pasta.
Deslassem a pasta, adicionando o leite de amêndoa e vão batendo até que a mistura fique deslassada.
Acrescentem a maçã ralada, os flocos de aveia e as sementes e envolvam a mistura. Caso a mistura fique demasiado pastosa, adicionem um pouco de leite de amêndoa. A ideia é que a mistura, dentro da textura pastosa, fique cremosa e fluída.
Polvilhem a mistura com a canela e envolvam novamente até que fique tudo bem ligado, mantendo a textura.


Coloquem uma pedaços num tabuleiro de ir ao forno, forrado com uma folha de papel vegetal, com a ajuda de uma colher de sobremesa.
Levem o tabuleiro ao forno, a 200º C, no segundo nível mais baixo durante 25 minutos, mudando para o segundo nível mais elevado por cerca que 10 minutos, até que que os biscoitos fiquem bem tostados, mas macios por dentro.


Retirem o tabuleiro, virem os biscoitos ao contrário, para que a humidade da base saia, e deixem arrefecer: ou dentro do forno, no calor residual, ou
à temperatura ambiente.
Coloquem-nos dentro de um frasco e sirvam-se quando tiverem vontade de comer um bolo.
Regra: tentar com que os biscoitos durem, pelo menos, 3 dias.

Normalmente, não duram uma semana, mas aguentam a semana inteira, caso não sejam consumidos.


Notas finais:

Eu fiz a mistura na Bimby, demorando apenas cerca de 15 segundos, a triturar a mistura à velocidade 5, mas preferi dar esta receita em modo manual, para que todos possam fazer.
Porque é que não faço o mesmo com as sopas? Porque, depois dos alimentos serem salteados e cozidos, é só pegar na varinha e parar apenas quando a textura estiver uniforme.

O que poderia correr melhor:

Creio que quando descobrir como fazer os biscoitos ficarem 100% estaladiços, elevo a receita a outro nível, porque eu francamente, prefiro a textura 100% crocante, no entanto, não me ralo nada caso os meus biscoitos saiam sempre assim...