domingo, 10 de janeiro de 2016

Pão de Centeio e Sementes - Caseiro, Quentinho e Saudável

Achei o dia de hoje propício para experimentar a farinha de centeio integral que comprámos esta semana, para quando nos apetecesse fazer pão caseiro.

As condições reuniram-se todas hoje: tínhamos todos os ingredientes indicados para fazer pão caseiro; tínhamos o pão a acabar; e, para que contribuísse cabalmente para a nossa experimentação, está um dia de chuva e de vento terrível.

Pois bem, pegando na base de muitas receitas para a Bimby, decidi criar o meu pão, utilizando (ou pelo menos, tendo esse cuidado) apenas ingredientes saudáveis: farinha de centeio integral, água, azeite, sal, fermento de padeiro em pó (Fermipan), flocos finos de aveia, sementes de linhaça, sementes de sésamo e sementes de girassol.


Pão de Centeio e Sementes

Ingredientes:

- 500 g de farinha de centeio integral
- 270 g de água
- 2 c. sopa de sementes de sésamo
- 2 c. sopa de sementes de girassol
- 2 c. sopa de sementes de linhaça
- 2 c. sopa de flocos de aveia finos
- 2 c. sopa de azeite 
- 1 saqueta de fermento de padeiro em pó
- 2 c. de chá de sal 

Preparação:

Coloquem no copo da Bimby a água com o sal e programem 2 minutos, 37º C, velocidade 2.
De seguida, juntem 250 g da farinha de centeio, o azeite e o fermento de padeiro, e programem 8 segundos à velocidade 6.
Acrescentem as outras 250 g de farinha, os flocos de aveia e as sementes, e programem 2 minutos, "velocidade" Espiga.

Pré-aqueçam o forno a 50º C, para deixarem lá dentro a massa a levedar, com um pirex com água, para manter a humidade no pão e evitar que ele seque.



Retirem a massa e trabalhem-na ligeiramente em cima de uma superfície de trabalho com um pouco de farinha (peguei num pouco da farinha de centeio, para evitar ir à de trigo) para dar a forma que vocês quiserem.

Após a bela forma que deram à vossa massa, introduzam-na no forno e deixem-na levedar durante cerca de 30 minutos.
Passado o tempo da levedura, aumentem a temperatura do forno para 220º C e deixem-no a cozer durante cerca de 25 - 30 minutos, ou até o pão estar dourado por fora e estaladiço.



Retirem, deixem-no arrefecer ligeiramente e, se vos apetecer comer uma fatia de pão quente, é só abrirem as hostes e, acreditem! 
Os outros vão seguir-vos como se vocês fossem os líderes lá de casa! Se é que vocês já não o são... mas isso, pouco importa. Sentir-se-ão como verdadeiros líderes, nesse preciso momento, mesmo que estejam sozinhos em casa...!



Notas finais:

Estava bom, apesar de compacto e baixo demais, para o meu gosto, mas hei-de pesquisar mais para aprender a fazer pães maiores e, se possível ainda mais saudáveis do que este!
 A minha mulher adorou. E como é que eu sei? 
Se não adorasse, ainda que o pão estivesse quente, ficava-se por uma fatia, para experimentar. Comeu 4, por isso, é indicador de que não estava mau...!

Não acredito em impossíveis por isso, esperem novas variações de pão caseiro e saudável. Aguardem...


O que poderia ter corrido melhor:

Apesar do pão estar saboroso, ainda assim, creio que estava ligeiramente salgado demais e um pouco duro, para aquilo que esperava dele.
Irei avaliar isso, amanhã de manhã. Agora, deixem-me só acabar esta fatia, enquanto vejo como ficou este post no blog... 



Caso não tenham reparado, a qualidade das fotos melhorou imenso! 
Um obrigado especial à minha querida mulher, que as tirou e editou, para tornar o blog mais atractivo.