quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Estufado de Perú com Vegetais

Para estrear a nova aquisição semanal de frescos, para o almoço de hoje escolhi fazer este estufado, com uma nuance: foi a minha mulher que escolheu que vegetais e legumes queria no estufado.
Os eleitos foram: cebola roxa, alho francês, tomate e brócolos.

Assim sendo, e para efeitos informativos devo dizer que, os brócolos são ricos em vitamina C e fibras, bem como contém vários minerais, como o cálcio, ferro, magnésio (atletas e praticantes regulares de desporto: isto é bom para ajudar a prevenir cãimbras; diabéticos e pessoas com este problema: isto é muito bom para a pressão arterial elevada) e zinco.
O ferro permite ao nosso corpo o transporte de oxigénio no sangue, assim como o cálcio permite fortalecer os ossos do nosso corpo. 
E o melhor de tudo? Não necessitam de beber leite, uma vez que os brócolos contêm 5 vezes mais cálcio do que o leite.
Além de que ajuda imenso o nosso cérebro, porque também é rico em potássio!
Contém igualmente elevados índices de micronutrientes e fitoquímicos, bem como todos os legumes e vegetais de folha verde contêm.
Em suma, só nos brócolos, encontram um super alimento! Boa escolha, amor.

O tomate é rico em vitaminas A, B e C e sais minerais como o cálcio, magnésio e, adivinhem só? Fósforo. Já estava tudo a pensar que também tinha ferro e zinco, seus marotos... 
E o que faz o fósforo? Basicamente, fortalece os ossos e os músculos, por isso, malta que faz desporto: o tomate é um aliado importante na nossa luta diária!
E o alho-francês, perguntam vocês? O alho francês? É rico em todos (praticamente) os nutrientes que mencionem nos dois legumes juntos!

Quanto à carne de perú, é uma carne branca, magra, de ave, e é muito rica em proteínas, além de conter selénio - que nos ajuda a proteger dos radicais livres e que nos ajuda no sistema imunitário - vitamina B6, que ajuda a produzir aminoácidos que formam as células do corpo, incluíndo os músculos, bem como produz glóbulos vermelhos no nosso organismo.

Posto isto, garanto-vos: esta receita foi mais fácil do que escrever esta introdução, por isso, se ajudar nem que seja uma pessoa, já cumpriu a sua missão.


Estufado de Perú com Vegetais
(para 2 pessoas)

Ingredientes:

- 4 bifes de perú pequenos
- 2 cebolas roxas pequenas
- 1 tomate grande
- meio talo de alho francês (parte de cima)
- 100 g de brócolos, só floretos
- 150 g de folhas de um talo de brócolos
- 1 limão, sumo apenas
- 1 c. sobremesa de manjericão em folhas moídas
- 1 c. sobremesa de estragão em folhas
- 1 c. sobremesa de tomilho em folhas moídas
- 1 c. sobremesa de vinagre
- fio de azeite
- sal e pimenta preta, moída no momento

Preparação: 

Cortem os bifes de perú em tiras e temperem com uma pitada de sal e pimenta preta e o sumo de limão. 
Envolvam bem e deixem marinar durante alguns minutos.
De seguidam, lavem muito bem os vegetais (antes de lavarem muito bem as mãos, pois estiveram a mexer em carne crua, segundo instruções do chef Ramsay, e eu cumpro isto à risca) e arranjem-nos da seguinte forma: 
Cebolas cortadas em pedaços pequenos, dentes de alho, esmagados e picados, tomate cortado aos pedaços pequenos, floretos dos brócolos partidos em pedaços pequenos, alho francês cortado em rodelas grossas (tenham atenção ao lavar o alho francês, pois a parte que vão utilizar - a de cima, que muitos mandam fora - por norma, tem muita terra nas folhas) e as folhas dos brócolos em juliana.

Aqueçam muito bem um tacho em lume alto, até que este comece a estalar. Isto vai permitir que a cebola caramelize ligeiramente, bem como ajuda a que o cozinhado seja mais rápido. Após o tacho estar bem quente, reduzam o lume e coloquem um fio de azeite, que irá logo ficar bem quente, mal entre em contacto com o tacho.
Coloquem de seguida a cebola e o alho e mexam bem, para que a cebola roxa fique macia, ligeiramente tostada mas translúcida. 
Coloquem o tomate, mexam bem, para envolverem os ingredientes, adicionando de seguida as ervas aromáticas, juntamente com o vinagre e uma pitada mínima de sal e pimenta. 
Envolvam bem, para que os ingredientes liguem e libertem a água que eles contêm. O vinagre vai abrir ainda mais o sabor do tomate, bem como vai equilibrar os sabores das ervas aromáticas.
Juntem, de seguida, os brócolos - folhas e floretos - e o alho francês, mexam bem e deixem cozinhar por cerca de 5 minutos. 
Acrescentem os bifes de perú juntamente com a marinada, envolvam aumentando o lume para médio. 
Quando a carne começar a ganhar cor, reduzam novamente o lume para brando, tapem o tacho com a tampa, e deixem estufar, em lume brando, por cerca de 10 - 15 minutos, ou até a carne estar totalmente branca. 


Desliguem o lume, mantenham o tacho tapado, e deixem estar em cima do fogão cerca de 5 minutos, permitindo que o estufado apure em lume residual.
Tirem a quantidade que quiserem para um prato e disfrutem.



Notas finais:

Os estufados e os guisados são comidas que fazem lembrar o outono e o inverno, porém, neste estufado, procurei trazer um pouco das memórias do verão, recorrendo às ervas aromáticas a combinar com o tomate, bem como as notas do sumo de limão, com o vinagre a constrastar com os travos adocicados do estragão e do manjericão.
Mais estufados estarão para vir, nos próximos posts.
Brevemente, irei investir num bom trem de cozinha e num bom conjunto de facas.
Assim que o orçamento o permitir...

O que poderia ter corrido melhor:

Creio que me saí bem, no entanto, devido à fome, o estufado saiu mais rápido e, ainda que tenha estado bom, no meu entender não esteve o tempo suficiente para que pudesse apurar em condições.
Além de que, se eu tivesse tido tempo de sobra, começava por ter feito um molho de tomate de base, e deixado apurar muito bem.
Se tivesse um pouco de vinho branco, também colocaria, para dar outro travo e fazer mais molho, e colocaria primeiro a carne para cozinhar, e depois o resto dos vegetais, para ficarem crocantes, e deixava cozinhar lentamente, por mais um tempinho.
Mesmo assim fiquei muito satisfeito!
Ah! Ela é que achou que a receita levou limão em demasia. Mesmo não sendo da mesma opinião, ainda assim, da próxima vez, experimento com sumo de meio limão. Mas com este último processo...