sábado, 30 de janeiro de 2016

Fruta Picante com Sementes

Quem diria que, para começar bem o dia, uma taça destas apenas seria suficiente?
Pois é! Tanto o kiwi como a pêra dão-nos logo, tanto vitaminas como nutrientes e, como já falámos neste post sobre as propriedades da pêra, além de que as sementes de linhaça nos ajudam a controlar os açúcares e ajudam-nos em problemas de prisão de ventre, bem como são gorduras naturais que nos fornecem, devido aos seus óleos, e é rica em ómega 3, que nos ajuda a proteger de potenciais doenças cardiovasculares.
O kiwi dá-nos um grande aporte de vitaminas, entre as quais a C e a K, bem como uma grande quantidade de nutrientes.
As sementes de girassol contribuem para o emagrecimento, são uma fonte rica de selénio, que nos ajuda na prevenção do cancro, bem como nos aumenta a saciedade e são ricas em magnésio e cobre, que nos ajudam na saúde dos ossos, dentes e unhas. Além do mais, ajudam a combater os níveis elevados de colesterol.
As sementes de sésamo, além de nos ajudarem a combater os elevados níveis de colesterol, são uma fonte rica em fósforo, magnésio, ferro e vitamina B1 e, entre outros benefícios, contêm também duas substâncias pertencentes a um grupo de fibras benéficas específicas - as lignanas - que, além de controlarem os níveis de colesterol (com já foi referido) evitam a pressão arterial alta.
As substâncias são a sesamina e a sesamolina sendo que, a sesamina, segundo consta através de estudos, protege o fígado contra danos oxidativos!


Fruta Picante com Sementes
(para 1 pessoa)

Ingredientes:

- 1 pêra madura
- 1 kiwi maduro
- 1 lima, sumo apenas
- 1 c. sopa de sementes de sésamo
- 1 c. sopa de sementes de linhaça
- 1 c. sopa de sementes de girassol
- pimenta preta moída no momento

Preparação:

Cortem a pêra e o kiwi em pequenos pedaços e coloquem-nos numa taça.
Acrescentem as sementes e misturem bem todos os ingredientes. 
Reguem com o sumo de lima e voltem a misturar bem os ingredientes, para ligarem os sabores e o contraste das suas notas.
Moam um pouco de pimenta preta e voltem a envolver. 
Está pronto a comer!



Notas finais:

É de facto delicioso colocar esta mescla numa taça, e experimentá-la é ainda mais empolgante! 
Fiquei super fã e irei experimentar estas combinações com mais frutas!
A lima, juntamente com as frutas maduras, permite contrastar o muito doce com o muito ácido, criando uma combinação super interessante, concluída pelo picante suave da pimenta preta.
Se tivesse malaguetas, inspirava-me na receita do Gordon Ramsay e faria também essa experiência! Fica para uma próxima...