sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Creme Verde Picante - Mega Saudável e Confortante

Uma das minhas maiores preocupações, quando preparo as refeições cá em casa, é garantir que uma boa quantidade de legumes e vegetais sejam consumidos, para termos um bom aporte de nutrientes. 
Além do mais, está frio, estamos na fase mais rigorosa do inverno e, por isso, sabe sempre bem estar no sofá, com uma sopa quente a fazer enquanto esperamos a hora de a comer, enquanto vemos uns filmes ou umas séries, enquanto chove torrencialmente lá fora ou faz imenso frio. 

Eu gosto da sensação confortante de uma sopa quente ou qualquer outra refeição ligeiramente picante e, como tal, inspirei-me num episódio de Comida Caseira, de Gordon Ramsay, em que ele prepara pratos de comida confortante em casa, e criei uma sopa cremosa, repleta de vegetais e com sementes por cima de umas folhas de hortelã-pimenta. 

Neste creme verde, mostro uma boa solução para se obter uma base de sopa cremosa, sem ter de utilizarem batatas.
Esta receita foi feita na Bimby, por isso, foi facílimo, uma vez que foi ela que fez quase tudo.

Então... mas a Bimby não fazia tudo? 
Experimentem pô-la a descascar vegetais e vejam o resultado final...


Creme Verde Picante

Ingredientes:
- 6 talos de aipo sem rama
- 1 courgete grande
- 1 cenoura grande
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- 200 g de couve branca cortada em juliana
- 2 pés de hortelã, folhas apenas
- 1 c. sobremesa de gengibre em pó
- 1 c. sobremesa de sementes de sésamo
- 1 c. sobremesa de sementes de girassol
- fio de azeite
- sumo de meia lima
- sal e pimenta preta moída no momento


Preparação:

Descasquem a cebola e os dentes de alho, cortem a cebola em quartos e esmaguem os dentes de alho e coloquem dentro do copo da Bimby.
Lavem a cenoura e a courgete, cortem-nas em pedaços grandes, e juntem ao copo e façam o mesmo com os talos do aipo: lavem bem, e cortem em pedaços.
Coloquem um fio de azeite, tapem a Bimby, e programem 5 minutos, a 100º C, velocidade "colher de pau", em sentido invertido, para saltear os vegetais e dar muito mais sabor ao creme.
Quando estiver tudo bem salteado, coloquem a couve em juliana na Varoma, encham o copo da Bimby com cerca de 800 ml de água - só para cobrir os vegetais, não precisam de encher até ao limite da capacidade, caso contrário não dará em creme, mas em água - coloquem o sal, a pimenta, o gengibre em pó, 2 folhas de hortelã e o sumo de meia lima.
O sumo da lima vai conferir uma ligeira acidez ao caldo, tal como as folhas de hortelã acrescentam frescura e aromatizam ligeiramente o caldo. O gengibre, irá dar aquele travo confortante, juntamente com a hortelã e a pimenta preta.
Tapem a Bimby, coloquem a Varoma por cima, e programem 20 minutos, a temperatura "Varoma", velocidade "colher de pau", em sentido invertido.
Enquanto esperam por tudo isto, piquem finalmente as folhas de hortelã, para polvilhar nas tigelas, por cima do creme..
Retirem a Varoma, coloquem o copo pequeno, tapando assim a Bimby, e triturem os alimentos na água, durante 1 minuto, à velocidade 7.
Juntem a couve branca ao caldo, envolvam com a ajuda da espátula, temperem com mais um pouco de pimenta e sirvam o creme em tigelas ou pratos de sopa, polvilhando, primeiramente, com as folhas de hortelã picadas e, de seguida com as sementes de sésamo por cima da hortelã e as sementes de girassol, por cima das sementes de sésamo.

Digam lá de vossa justiça?



Notas finais: 

Este creme poderia ter sido ligeiramente mais picante e, para quem gosta, pode adicionar uma malagueta, ou no caldo, ou finamente picada, a polvilhar o creme.
De destacar que esta sopa contribuiu em larga escala para uma boa desintoxicação das asneiras da Passagem de Ano, uma vez que só contém vegetais e, como tal, está carregadinha de nutrientes.
Irei explorar mais variações para este creme.

O que poderia ter corrido melhor: 

Para a minha mulher, o creme poderia estar menos picante, mas ela até estava para nem sequer comer a sopa...

Aconselho vivamente, para quem quiser ter algo confortante para comer sem ter de terem muito trabalho!