quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Rolo de Carne Especial de Fim de Ano

Se há coisa que valorizo na Bimby, é a facilidade com que nos poupa tempo. 
Adoro! 
Isso, e o facto de fazer as sopas, só na Bimby. Dá outra textura, mas isso fica para o post seguinte.
Para já, irei falar dos rolos de carne épico que fiz no dia da Passagem de Ano, para finalizar os estragos festivos.

Para fazer estes rolos basicamente, cruzei informação entre duas receitas de dois chefs de que gosto bastante, também: José Avillez e Nigella Lawson.
Da receita de rolo do José Avillez, utilizei a ideia de combinar vários ingredientes e misturá-los com a carne picada e colocar fatias de bacon por cima, para ficarem tostadas.
Da receita de rolo da Nigela Lawson, retirei a ideia de colocar uma surpresa dentro dos rolos: ovos quentes, para que, ao fatiá-los, encontrassem estes "kinders" lá dentro.
As crianças (e os adultos, também) ficaram espantados com o facto dos rolos conterem ovos.

A estratégia de colocarmos vegetais triturados e ligeiramente cozinhados, permite-nos comer vegetais em quantidades e, aumentamos também a originalidade e variedade dos rolos que possamos criar, além de que evita que os rolos de carne fiquem demasiado secos, uma vez que eles são "mal-amados" por muitos, devido a este facto.


Rolo de Carne Épico 

Ingredientes:

- 2 kg de carne picada
- 200 g de bacon em fatias
- 2 cebolas grandes
- 2 cenouras grandes
- 300 g de cogumelos
- 400 g de tâmaras sem caroço
- 8 ovos grandes
- 2 dentes de alho
- 50 ml de vinho branco
- 1 c. sopa de tomilho em folhas
- 1 c. sopa de alecrim em folhas
- fio de azeite
- sal e pimenta preta moída na altura 
- 6 nozes de manteiga

Preparação:

Lavem muito bem as cenouras e os cogumelos, escorram-nos e enxuguem-nos ligeiramente com um pano de cozinha bem limpo.
Descasquem as cebolas e cortem-nas em quartos, tirem as cabeças às cenouras e cortem-nas em 3 - 4 partes, e coloquem-nas num processador de alimentos, juntamente com os cogumelos e os dentes de alho e triturem tudo, até ficarem bem reduzidos a picadinho. 
Coloquem 6 ovos num tacho com água a ferver e deixem os ovos cozer, durante cerca de 3 minutos, escorram a água e deixem os ovos arrefecer.
Aqueçam uma frigideira grande em lume forte, com um fio de azeite, e coloquem o picadinho de vegetais e refoguem por cerca de 1 - 2 minutos, ou até a mistura alourar ligeiramente.
Coloquem a mistura numa taça grande e juntem a carne picada, o tomilho e o alecrim e temperem com sal e pimenta.
Juntem os dois ovos e misturem com as mãos, até a mistura ficar uniforme. Reservem.

Coloquem umas gotas de água sobre a superfície de trabalho bem limpa de quaisquer resíduos, e coloquem uma camada grande de película aderente, estendendo-a bem e passando um pano bem limpo, para eliminar bolhas de ar.
Isto fará com quem a película aderente fique presa à superfície de trabalho e permita que trabalhem à vontade o rolo, sem que a película aderente deslize da superfície.
Coloquem mais umas gotas de água sobre a película aderente, e façam uma nova camada, por cima da anterior.

Pré-aqueçam o forno a 200º C.
Feita a operação, coloquem as fatias de bacon o mais centradas possível, e devidamente alinhadas, sobre a película.
Coloquem a mistura da carne picada com os vegetais e os ovos por cima, distribuindo de forma o mais uniforme possível, formando um rectângulo, mas com umas boas margens, para poderem comprimir bem o rolo e trabalharem-no em segurança.
Coloquem as tâmaras num processador e triturem-nas ligeiramente apenas, para ficarem em pedaços não muito pequenos.
Façam uma camada de tâmaras ao longo do comprimento do rolo, centrando-as na carne, e deixando umas pequenas margens nas pontas da carne, para que possam selar o rolo, quando o enrolarem.
Descasquem cuidadosamente os ovos, e coloquem-nos por cima da camada de tâmaras. 
Enrolem o vosso rolo, certificando sempre que a película comprime tudo bem, e que as extremidades da carne se ligam, para selar o rolo completamente.
Tapem o rolo, nas pontas, com o excesso da carne.
Coloquem o rolo num tabuleiro de ir ao forno - com estas quantidades, tive de dividir o meu mega rolo em dois e colocar em dois -  e levem-no ao frigorífico, durante cerca de 15 minutos, para ficar ligeiramente firme.

Volvidos os 15 minutos no frigorífico, levem o rolo ao forno, a 200º C, por cerca de 20 - 25 minutos, para ganhar cor por fora. 
Após este tempo, reduzam o forno para 180º C, coloquem o vinho branco, para se juntar com os sucos e evitar que o rolo seque, e deixem o rolo a cozinhar por cerca de 30 minutos, retirando o excesso de sucos que o rolo produziu uma vez que, essa libertação de sucos, trouxe também um pouco do sangue cozido que a carne largou.
Voltem a colocar no forno, mantendo a temperatura, por mais 30 minutos, controlando sempre o rolo.
Passados os segundos 30 minutos, aumentem a temperatura para 220º C, colocando por cima do rolo, as nozes de manteiga, para dar mais sabor ao rolo, ao bacon e para que o torne, além de brilhante, mais estaladiço.
Retirem o rolo do forno, deixem-no a repousar à temperatura ambiente, durante cerca de 15 minutos, para assentar os sucos, cortem em fatias e sirvam-se à vontade!



Notas finais:

Toda gente adorou os rolos, criando-se logo ali mais variações ainda para futuros rolos de carne!
Os rolos fizeram-se acompanhar do feijão-verde com amêndoa e oregãos que fiz na Consoada e de um arroz basmati cozido ao vapor, na Bimby, com um preparo anterior: como fazem os chineses, quando cozinham o arroz, antes de ir para a cozedura, lavam-no cerca de 3 - 4 vezes em água fria, esfregando os bagos muito bem, dentro de água, para retirarem o excesso de amido, repetindo o processo até a água, quando escorrida (à 3ª ou 4ª vez) sair praticamente como entrou: limpa... ou quase limpa.
Depois, levei-o à cozedura, após escorrê-lo muito bem. E não é que, durante a cozedura, ainda largou mais amido? Espantoso!
E porque é que o fiz? Porque torna o arroz bastante mais saudável do que como é feito habitualmente. E eu posso confirmá-lo.

O que poderia correr melhor: 

Nada, assim de relevante, correu mal mas, como sou perfeccionista e vou querer apresentar um rolo com ovos mais brilhantes e com a gema alaranjada, da próxima vez, terei de acertar em dois pormenores: no tempo de cozedura dos ovos e no tempo em que o rolo deverá estar no forno.
A melhorar, num futuro próximo.