quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Frangos Assados com Recheio de Couscous e Pistácios

Ora, viva!

Como o prometido é devido, hoje posto as receitas que fiz para a Consoada de Natal e do fantástico rolo de carne especial que fiz para a Passagem de Ano!

Para começar, entro com aquele que foi eleito para prato principal, para contrariar a tendência do bacalhau: Frangos Assados com Recheio de Couscous e Pistácios

Estes foram, sem dúvidas, a atracção principal da noite da Consoada!

Todo o banquete - prato, acompanhamentos e sobremesas - foi feito em casa da minha querida mãe, uma vez que foi lá que fizemos a Consoada.

Nesta variação que fiz, tirando como referência esta receita do site da Donna Hay, optei por fazer um caldo de frango caseiro, aproveitando os miúdos dos frangos, juntamente com alguns vegetais que a minha mãe tinha lá por casa, para que se regasse o frango, na segunda fase e evitar que ficasse seco, uma vez que o recheio, por si só, já contribui.

Além do mais, e para tornar a pele mais estaladiça e dourada (influências do Chef Gordon Ramsay, pois claro) massajei bem a pele dos frangos com sal e pimenta preta moída na altura, e um pouco de manteiga.
Após os 30 minutos em que estiveram no forno a ganhar cor na sua pele, pincelei-os com uma manteiga de tomilho, super fácil de se fazer, e voltei a colocá-los no forno, a assarem mais lentamente.

É uma receita que, apesar de ser trabalhosa, por ter vários processos, é fácil.

Esta receita teve tanto êxito que, para cerca de 6 pessoas, os dois frangos não chegaram a ter sobras para os dias seguintes. 

Os passos foram simples:


Frangos com Recheio de Couscous e Pistácios

Para o recheio:

- 5 c. sopa de couscous
- 5-6 c. sopa de água a ferver
- 60 g de pistácios, partidos grosseiramente
- 2 pés de salsa picada grosseiramente
- 1 dente de alho esmagado
- 1 c. sopa de azeite
- sumo de limão, a gosto

Preparação:

Pré-aqueçam o forno a 220ºC.
Coloquem numa tigela o couscous e a água a ferver, tapem com película aderente, e deixem o couscous hidratar, cerca de 10 minutos.
Entretanto, para dar sabor ao couscous, salteiem o dente de alho, esmagado, numa frigideira com o lume forte untado com o azeite.
Retirem o alho quando este estiver alourado.
Após os 10 minutos, destape a tigela e mexa com um garfo para soltar o couscous, juntando o alho, o azeite da frigeira, os pistácios, a salsa picada e envolvam bem os ingredientes, para colocarem o máximo de sabor no couscous e para os sabores ligarem.
Retirem o dente de alho, reservando-o.
Reguem com o sumo de limão e mexam bem novamente.

É suposto obterem um exemplar deste género, após o processo.
 


Recheio pronto, e foi rápido. Seguem-se os frangos.


Para os frangos:

- 2 frangos do campo
- 150 ml de caldo de galinha ou legumes
- 50 ml de vinho branco
- 40 g de manteiga culinária, mais extra, para barrar na pele do frango
- 1 limão, sumo
- 1 dente de alho que sobrou do recheio de couscous
- 1 colher de sobremesa de tomilho em folhas
- pimenta preta moída no momento
- sal 

Preparação:

Massajem os frangos no seu interior, com sal e pimenta, juntamente com o dente de alho que retiraram do recheio de couscous e pistácios.
Recheiem os frangos e tapem as cavidades dos frangos, cozendo com linha própria ou colocando um limão inteiro. Eu usei limão, e fiz alguns furos com um garfo, para eles libertarem os sucos durante o tempo que estivessem no forno
Massajem as peles dos frangos com sal e pimenta preta e com um pouco da manteiga.
Levem ao forno por cerca de 25-30 minutos.
Eles ficaram com este aspecto (digam lá que não dá vontade de ir a correr para a cozinha fazer um franguinho...?) após esta primeira fase.



Cumprida a primeira etapa e, uma vez que os frangos verteram alguns (poucos) sucos, juntem, numa tigela à parte, a manteiga derretida com as folhas de tomilho e mexam bem. Aí têm a manteiga de tomilho feita!
Coloquem cerca de uma ou duas conchas do caldo, regando os frangos, para que fiquem suculentos, e permitir também que o caldo tenha também um pouco do tempero do exterior dos frangos.
Pincelem o exterior dos frangos com a manteiga de tomilho, cubram o tabuleiro com folha de alumínio e levem ao forno, reduzindo a temperatura para 180ºC, deixando-os a cozinhar, cerca de uma hora e meia.

Passada a hora e meia, retirem os frangos do forno, reguem-nos com umas colheradas do caldo, para que estes se mantenham húmidos na sua totalidade.
Retirem todo o caldo do tabuleiro, aumentem a temperatura do forno para os 220ºC, coloquem de novo os frangos, durante 25 minutos.
Retirem o tabuleiro do forno, virem os frangos ao contrário, para corarem também por baixo.
Coloquem a assar por mais 30 minutos.

Retirem os frangos, deixando-o descansar por cerca de 15 minutos para assentarem os sucos, e o resultado será mais ou menos este.



Retirem os limões das cavidades e espremam-nos por cima dos frangos e cortem o frango com a ajuda de uma tesoura de trinchar, para que possam retirar os vossos pedaços favoritos e também para tirarem mais facilmente o recheio. 



Notas finais:

Os frangos estavam, de facto, deliciosos, nada secos, com a pele super estaladiça e a notarem-se todos os sabores: frango, as notas do caldo caseiro, a manteiga de tomilho, o sal e a pimenta, o limão, tudo!

O que poderia ter corrido melhor:

O facto de eu não ter ali à mão uma agulha e linha de cozinha para cozer os frangos, levou a que eu colocasse limões (com os furos que fiz com o garfo) para tapar as cavidades dos frangos, o que transportou um pouco a acidez do limão para o recheio.
Não foi impeditivo de que toda a gente comesse os dois frangos, recheios incluídos, mas da próxima vez uso a linha e cozo-os.

Mais receitas se seguirão, daqui a nada.

Sirvam-se à vontade, enquanto escrevo os posts seguintes!