quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Muffins Caseiros Com e Sem Recheio de Lemon Curd

Este fim de semana resolvi "asneirar" e, além de ter querido experimentar fazer a minha Coalhada de Limão caseira, a verdade é que teria de haver algo que fizesse sentido, e me tirasse o sentido que há muito se tinha em mim acumulado: Muffins de Limão com Recheio.
Posto isto, resolvi fazer uns muffins caseiros, uma vez que adoro, sou mega fã, nunca tinha feito, queria muito experimentar fazer, queria muito experimentá-los com Coalhada de Limão e... vão-se lá adivinhar as voltas que a vida dá e os acontecimentos que ela nos proporciona, para tudo se conjugar de uma forma tal que, coincidentemente - apesar de eu não acreditar em coincidências, vejam bem - eu até tinha uma Coalhada de Limão caseira, pronta para ser experimentada num recheio de muffins, e que tinha sido feita no dia anterior...!
Não estava à espera, confesso! Mesmo nada...

Bem sei que, uma vez que se tratam de doces, a verdade é que foram feitos de forma o mais saudável possível (excepção feita ao leite, que foi de vaca, mas que irei futuramente experimentar com leite de frutos secos, pois estou convicto que sairão ainda melhor, mas cá estaremos para atestar e comprovar...) tendo utilizado farinha integral e açúcar mascavado. 
E, meus caros, acreditem que não é da boca para fora: ficam muito mais saborosos!


Muffins Caseiros (com e sem recheio)
(para 6 unidades)

Ingredientes:
  • 100 g de farinha integral
  • 50 g de açúcar mascavado
  • 1 c. sobremesa de fermento em pó
  • 75 ml de leite
  • 35 ml de óleo de girassol
  • 1 ovo médio
  • 1 limão, sumo apenas
  • 1 c. sopa de extracto de baunilha
  • 6 c. sopa de lemon curd (opcional)

Preparação:

Pré-aqueçam o forno a 190ºC e - das duas, uma - untem um tabuleiro para muffins ou coloquem formas de papel vegetal, para fazerem à moda americana.
Numa taça grande, juntem a farinha integral e o açúcar mascavado, juntamente com o fermento, e misturem bem, abrindo uma cova no meio.
Numa taça à parte, juntem o leite, o ovo, o óleo e a baunilha, e mexam bem, até que a mistura fique uniforme. 
Juntem o segundo preparado, aos poucos, à farinha e açúcar, misturando bem, com a ajuda de uma vara de arames, até que a mistura fique um pouco líquida, mas consistente. Juntem o sumo de limão e combinem bem na mistura.
Se pretendem fazer muffins simples, coloquem a mistura, enchendo as formas até acima.
Se pretenderem fazer os vossos muffins recheados, encham apenas metade das formas, coloquem uma colher de sopa de lemon curd - ou o vosso recheio preferido - e preencham o resto com o preparado de muffins. 
Levem-nos ao forno, na prateleira do meio, durante cerca de 10 - 15 minutos, até ficarem cozidos.
Após o tempo de cozedura, retirem os muffins para fora, passem uma faca com ponta fina pelos bordos das formas, deixem os muffins arrefecerem ligeiramente e, quando estiverem mornos, rodem-nos ligeiramente para se soltarem melhor das formas. 



Notas finais:

Nesta receita, resolvi fazer 50/50, portanto, recheei 3 muffins com lemon curd (deliciosos) e 3 muffins simples (deliciosos também!).
Podem rechear os vossos muffins como bem vos apetecer, com doce ou compota, com doces caseiros produzidos por vocês, no conforto do vosso lar e, por consequente, muito mais saudáveis, prepararem uma boa ganache ou caramelo salgado, ou juntem frutos vermelhos à massa, como fiz no meu cheesecake de forno, enfim, inspirem-se, tomem-nas como referências, façam o que estiver nas vossas ideias! Sejam criativos! A minha dica é sempre a mesma: EXPERIMENTEM! 

O que poderia ter corrido melhor:

Honestamente, o que poderia ter corrido melhor? Poderia ter feito mais quantidades, sem dúvida!
Na opinião da minha mulher e, uma vez que ela não é muito fã de limão nos doces, apesar de ela ter gostado dos muffins com lemon curd, achou que poderia ter levado menos recheio, por isso, caso não queiram muito recheados os vossos muffins, em vez da colher de sopa, optem por recheá-los com uma colher de sobremesa... mas dobrem as doses e em vez de 6 façam 12! 
Sucesso garantido, numa tarde para um cházinho ou café!

E tenham um resto de uma boa semana, saudável, é claro! 
Amanhã, voltaremos a "entrar na linha".