terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Asas de Perú no Forno Com Especiarias

Uma das grandes influências, que tento colocar em prática na cozinha, é a oriental. É fantástico o jogo e contraste entre as especiarias e as múltiplas combinações podem daí advir e que são sempre surpreendentes, sejam nos pratos principais, como nas entradas ou até mesmo nas sobremesas.

Nesta receita, resolvi pegar numa ideia que um amigo me passou quando me contou o que fez para um almoço de fim de semana, mas com frango.
Raciocínio meu: tenho de experimentar a receita com as especiarias que tiver lá em casa! 
Inspirei-me na Índia e na sua cozinha, e mãos à obra!
Dito e feito, e a minha dica é simples: façam o tempero e deixem as asas de perú a marinar nesse molho, de preferência, durante 24 horas. 
Acreditem, irão sentir muito a diferença desse pormaior!
No entanto, se quiserem fazer no próprio dia, aconselho a que deixem marinar, pelo menos 2 horas antes de pré-aquecerem o forno.

Asas de Perú no Forno Com Especiarias
(para 4 pessoas)

Ingredientes:

- 8 asas de perú, ligeiramente golpeadas
- 1 cebola média
- 6 c. sopa bem cheias de iogurte grego natural, sem açúcar
- 2 c. sopa de massa de pimentão
- 2 c. sobremesa de paprika
- 2 c. sobremesa de caril
- 2 c. sobremesa de cominhos
- 2 c. sobremesa de açafrão
- 1 c. sobremesa de canela
- sumo de 1 limão
- fio de azeite
- sal e pimenta preta moída no momento

Preparação:

Temperem as asas de perú com sal, pimenta e um fio de azeite. 
Massajem as asas com esse tempero.
Numa taça grande à parte, misturem bem as especiarias com o iogurte grego e com a massa de pimentão, coloquem o sumo de limão, para dar uma ligeira acidez ao preparado, e coloquem um pouco de sal e pimenta e envolvam bem a mistura.
Introduzam as asas de perú no molho que prepararam, juntamente com uma cebola cortada em quartos, envolvam bem, e coloquem num tabuleiro apropriado para ir ao forno.
Deixem marinar pelo tempo sugerido ou, pelo menos, por 2 - 3 horas.

Após o tempo da marinada, pré-aqueçam o forno a 180º C, retirem o perú do frigorífico, deixem que este fique à temperatura ambiente, e depois coloquem no forno, e deixem cozinhar durante cerca de 40 - 45 minutos, aumentando a temperatura para 200º C, durante cerca 10 - 15 minutos, para dar uma cor bem dourada às asas de perú.



Retirem do forno e deixem assentar a carne, durante cerca de 15 minutos à temperatura ambiente, para que ela tenha mais sabor.


Notas finais:

O truque da marinada faz, de facto, a diferença. Sobretudo se golpearmos ligeiramente as asas de perú, antes de as temperarmos, para que absorvam bem os sabores, tanto das especiarias, como do iogurte, que suaviza os travos fortes das especiarias. 
Podem também fazer este preparado num frango em pedaços, que também fica delicioso.

Da próxima vez, quando voltar a fazer a receita, terá de ser quando também tiver cravinho e cardamomo lá em casa, e vou juntar umas ervas aromáticas ao molho de iogurte: entre coentros e hortelã, tudo vale.

Podem acompanhar com uma salada ao vosso gosto, com uns legumes cozidos ao vapor ou salteados e/ou com um arroz basmati, branco ou de açafrão, para quem goste de acompanhar com uns hidratos de carbono.


O que poderia ter corrido melhor: 

De facto, bem que poderíamos ter comprado mais asas, ter um tabuleiro maior, e dobrar as quantidades mas... terá de ficar para uma próxima vez...