Senti-me na disposição de cozinhar um pouco de hidratos de carbono para o jantar de hoje. É fim de semana, está frio lá fora, há um resto de quinoa vermelha para ser aproveitado, comprei uns utensílios novos de cozinha que precisam de ser estreados e que dão um jeitaço nesta receita e, aproveito, também cozinho algo diferente!
Na prática, convenientemente, estiveram reunidas todas as condições para a prática da culinária de alto nível! De nível normal, vá, mas saudável, caseiro, simples e confortante.
Procurei fazer a mesma receita que faço para o meu molho de tomate caseiro e rústico, tendo também adicionado uma cenoura assada em rodelas finas, para aproveitar a cenoura que sobrou de uma receita que fiz esta semana - cenouras assadas no forno com noz moscada e laranja - e que, um dia mais tarde, irei repetir e publicar, mas vamos ao que interessa.
Utilizei umas especiarias, para dar um aroma e um travo diferente ao "molho", passando depois pelo coador, para obter um molho para regar a quinoa, e para fazer uma espécie de puré rústico (como o próprio nome indica...) ao qual juntei uma porção de espinafres e os deixei cozinhar.
Quanto à quinoa, como faço com qualquer outro hidrato de carbono - desde que vi um episódio do Gok Cooks Chinese - lavo-a muito bem, esfregando-a dentro de água fria, mudando a água cerca de 3 a 4 vezes para retirar o excesso de amido, e tornar o hidrato de carbono em questão, muito mais leves e, por consequente, mais saudável.
Este método já vem sido utilizado desde há séculos na cozinha chinesa, e como os chineses, praticamente, só cozinham saudável, resolvi adoptar o método na minha cozinha.
Tiras de Perú com Quinoa de Tomate e Puré Rústico de Vegetais
(para 2 pessoas)
Ingredientes:
- 4 bifinhos de perú (cerca de 80 g cada)
- 4 c. sopa de quinoa vermelha ou de uma cor à escolha
- 2 tomates grandes maduros
- 1 cebola grande picada grosseiramente
- 1 cenoura assada cortada em rodelas (pode ser cozida com casca ou crua)
- 1 porção de espinafres bem lavados, só folhas (cerca de 50 g)
- 2 dentes de alho esmagados
- 1 limão, só sumo
- 1 c. sopa de azeite
- 1 c. sopa de vinagre
- 1 c. sobremesa de cominhos moídos
- 1 c. sobremesa de paprika moída
- sal e pimenta preta moída no momento
Preparação:
Cozam a quinoa numa caçarola pequena com água a ferver e sal, até esta ficar macia, mas ainda ligeiramente al dente.
Escorram a água e soltem-na, com a ajuda de um garfo.
Temperem os bifinhos de perú com sal, pimenta, um pouco de azeite e sumo de um limão, e deixem-nos a marinar durante uns minutos.
Enquanto isso, refogem, numa caçarola média ou num tachoem lume forte, a cebola e o alho numa colher de sopa de azeite, até ficarem macios.
Juntem à cebola e ao alho os cominhos, a paprika, um pouco de sal e pimenta, mas não muito, para que sintam os travos das especiarias e o verdadeiro sabor dos alimentos.
Lavem os tomates e cortem-nos em pedaços e adicionem, juntamente com as rodelas de cenoura assada, ao refogado, envolvam bem, até ficarem macios e reduzam o lume para baixo.
Adicionem o vinagre, mexam para envolver e deixem cozinhar lentamente, durante cerca de 40 minutos.
Coloquem os bifinhos numa frigideira ou grelhador com a chapa bem quente, em lume forte, para que cozinhem apenas até ficarem macios e brancos. Reservem a marinada, para juntar aos vegetais.
Os bifes não necessitam de ficar com as marcas, mas se essa for a vossa preferência, meus amigos, experimentem e digam como ficou!
Cozinhados que estão, cortem os bifinhos em tiras finas.
Após o tempo de cozedura dos vegetais, coloquem-nos num coador, por cima da caçarola da quinoa e, com a ajuda de uma colher ou colher de pau, empurrem os vegetais contra a rede, para que libertem o máximo de molho para a quinoa e para que, automaticamente, seja convertidos em puré.
Envolvam a quinoa no molho, e voltem a colocar os vegetais na caçarola de origem, mantendo o lume baixo e adicionando a marinada da carne, para que ganhem um pouco de tempero, líquido, e dos sucos da carne.
Acrescentem os espinafres e cozinhem até ficarem macios e tenros, envolvendo bem a mistura, procurando calcar um pouco, com a ajuda da colher de pau, os pedaços maiores de vegetais, para fazer mais quantidade de puré.
Quando estiverem bem envolvidos, os vegetais, apaguem o lume.
Juntem a quinoa às tiras de perú e envolvam ligeiramente.
Coloquem uma camada de puré de vegetais, no prato, seguida de uma camada de tiras de perú envolvida na quinoa, e comam à vossa vontade!
Notas finais:
Para que os molhos de tomate tenham muito mais sabor, quanto mais tempo
estiverem ao lume a apurar, melhor, por isso, no meu caso deixei quase
uma hora e o puré ficou mais saboroso, também por isso.
Da próxima vez adiciono, em vez da paprika e dos cominhos, umas ervas
aromáticas, para que encaixem mais tradicionalmente os sabores, mas com
uma nuance: adiciono também folha de hortelã finamente picada, para ver
como fica.
O que poderia ter corrido melhor:
Talvez reduza um pouco no sumo de limão, para que deixe sobressaír mais o sabor que a paprika e os cominhos deram ao molho, e para reduzir um pouco o travo ácido do limão.
No entanto, o resultado foi satisfatório. Muito!