sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Guisado de Legumes

Para o jantar de ontem, decidi fazer um guisado utilizando legumes que proporcionassem conforto e grandes valores nutricionais.
Queria também voltar a saborear um alimento que já não comia há imenso tempo e que tinha comprado no mercado: ervilhas em vagem! 

Fantásticas, tanto de sabor, como para a nossa saúde, uma vez que, além de se tratar de um vegetal amiláceo - contém amido natural - tem propriedades antioxidantes, e um grande valor de micronutrientes e fitoquímicos que contribuem para que os diabéticos possam comer com frequência, e que possam reverter a diabetes. 
Sim, reverter! 
Promoções à parte, recomendo vivamente que leiam o livro do Dr. Joel Fuhrman, Como Acabar de Vez com a Diabetes, uma vez que irão encontrar lá informação muito importante para que possam aprender mais acerca desta doença.

Voltando à ervilhas, elas são uma excelente fonte de proteínas solúveis e de fibras insolúveis. Pesquisem sobre isso também, uma vez que acredito que vão achar interessante! 

Posto isto e, sem mais demoras, segue-se a divulgação da receita. 
No entanto, deixem-me só colocar aqui a imagem dos ingredientes, para vos estimular a curiosidade... 



Guisado de Legumes
(para 2 pessoas)

Ingredientes:

- 200 g de ervilhas em vagem
- 1 cenoura grande
- 1 couve de brócolos, floretos e folhas
- 1 talo de alho francês, parte de baixo apenas
- 2 pimentos vermelhos pequenos
- 2 tomates grandes maduros
- 2 cebolas pequenas
- 3 dentes de alho
- 1 c. sopa de creme vegetal de cozinha sem sal
- 1 c. sobremesa de cominhos moídos
- 1 c. sobremesa de noz moscada moída
- 1 c. sopa de folhas de tomilho em frasco
- 1 c. chá de gengibre em pó
- fio de azeite
- sal e pimenta preta moída no momento
- sumo de lima (opcional)

Preparação:

Lavem devidamente os legumes e cortem-nos de acordo com a imagem:
cenoura e alho francês em rodelas; dentes de alho picados; cebolas e pimentos em tiras ao alto; floretos de brócolos cortados mais estreitos ao alto e folhas em juliana grosseira; tomates em pedaços e retirem apenas o pé das vagens das ervilhas.

Aqueçam um fio de azeite num tacho em lume forte e coloquem as cebolas e os dentes de alho e deixem tostar o alho e alourar a cebola.
De seguida, reduzam o lume para baixo e coloquem os tomates, as cenouras, os pimentos e os brócolos, bem como os cominhos e a noz moscada.
Mexam bem, para envolverem todos os ingredientes e ligarem os sabores, e juntem o creme vegetal.


Tapem o tacho e deixem os legumes cozer no vapor, por cerca de 10 minutos.
Isto fará com que os tomates e a cenoura libertem a água que contêm e o creme vegetal, irá dar um cor mais viva e abrilhantada aos legumes.


Notarão também a cor vibrante dos legumes, após os 15 minutos, bem como a sua textura, que ficará macia, não deixando de ficarem crocantes.


Acrescentem o alho francês e mexam bem.
Adicionem o gengibre em pó e o tomilho e voltem a mexer muito bem, tapando o lume novamente, deixem cozinhar por mais entre 5 a 10 minutos.

Nesta fase, vamos fazer com que o alho francês fique mais macio.
O guisado já tem molho suficiente, uma vez que, desde o inicio que o tomate se foi desfazendo aos poucos, aquando do processo de cozedura dos legumes no próprio vapor, contribuindo para que os nutrientes permaneçam nos legumes e para que não percam as suas texturas crocantes.
Contudo, ficam um pouco mais macios, mas não demasiado cozidos.

Após os 5 - 10 minutos de cozedura, para o alho francês ficar mais macio, juntem as vagens de ervilhas, envolvam muito bem os legumes, tapem novamente mantendo o lume baixo - sempre lume baixo, para que dê mais sabor ao guisado e para que os legumes cozam no vapor - e deixem cozinhar por mais 15 minutos. Vejam só a cor dos legumes!
Garanto-vos que não mexi na imagem, apenas coloquei o tacho num ponto com mais luz.


Desliguem o lume e sirvam em pratos de sopa, para que possam ter também um pouco do molho de tomate caseiro e 100% natural.
Reguem com umas gotas de sumo de lima.



Notas finais:

Eu não coloquei lima neste guisado, apesar de aparecer na imagem, mas podem colocar um pouco se quiserem dar um travo mais fresco e umas notas ácidas ao vosso guisado.
Podem também, se gostarem, adicionar a raspa da lima, no entanto eu optei pelo sabor mais "confortante" dos cominhos e da noz moscada.
Para os fãs de carne e peixe: podem fazer este guisado juntando uma carne que gostem aos cubos ou simplesmente fazerem deste guisado de legumes um acompanhamento de um peixe no forno ou na grelha.
No meu ver, ainda um dia hei-de fazer à semelhança do Jamie Oliver: juntar-lhe noodles e um caldo de galinha caseiro... quem sabe?
No entanto, garanto-vos: este guisado, por si só, já sacia imenso.
E estava delicioso!

Amanhã trarei uma receita para o vosso pequeno-almoço, brunch, lanche ou sobremesa de fim de semana!