E só se chama assim, pela influência da cozinha mexicana, que obtive para criar este salteado.
E quais são as influências da cozinha mexicana aqui? Cebolas, pimentos, cominhos e, somente porque não tinha, é que a malagueta escapou, mas tive que "jogar com os que tinha".
Ainda assim muito nutritivo, e que contribui sobremaneira para que o nosso corpo - fantástico o corpo humano, diga-se de passagem - funcione devidamente, se não, vejamos o que contém:
Cebolas, que além de realçar o sabor dos outros ingredientes, essencialmente, a cebola tem diversas propriedades medicinais que ajudam no combate de muitas doenças crónicas, e têm propriedades antioxidantes, anti-alérgicas, anti-inflamatórias, contribui para a protecção cardíaca, é anti-diabético (outro anti muitíssimo importante, por sinal!), contribui para uma melhor absorção da vitamina C por parte do nosso corpo, entre outras tantas.
Pimentos, que além de serem ricos em fibras, são ricos em vitaminas A - através da concentração de dois antioxidantes muito poderosos: carotenóides e beta-caroteno - e C, são protectores dos radicais livres que, basicamente, contribuem para que tudo de mau aconteça no nosso organismo: diabetes, colestrol elevado, aterosclerose, etc... e também contém vitamina B6 e ácido fólico que, para os diabéticos em especial, é uma excelente notícia, uma vez que contribui para a protecção cardiovascular e aterosclerose.
Poderia estar aqui a citar mais propriedades dos pimentos, e de outros legumes presentes nesta receita, mas isto seria demasiado extenso, de maneira que vou saltar para a receita, prometendo contudo, dar explicações futuras sobre mais ingredientes e sua importância no nosso organismo.
Além de todas estas propriedades, porquê salteado? Porque é fácil, rápido e não altera o sabor dos ingredientes, nem a sua textura.
Salteado Mexicano de Vegetais
(para 4 pessoas)
Ingredientes:
- 1 cebola grande
- 1 cebola roxa grande
- 1 couve pak-choi
- 1 pimento verde médio
- 1 pimento vermelho médio
- meia chávena de brócolos
- 1 cenoura média
- 1 lima, sumo apenas
- fio de azeite
- 1 c. sobremesa de cominhos
- sal e pimenta preta, moída no momento
Preparação:
Aqueçam o wok, em lume alto, e lavem bem os vegetais, e arranjem-nos:
Cortem as cebolas em tiras, tal como os pimentos e a pak-choi, cortem a cenoura em pedaços, partam os floretos dos brócolos em metade, para que fiquem crocantes, mas ligeiramente macios e tenros.
Coloquem um fio de azeite no wok, deixem que este aqueça e, aí, coloquem as cebolas, juntando uma pitada de sal e pimenta, para extrair a água das cebolas, e para que elas não amoleçam e se mantenham ligeiramente crocantes na sua textura. Deixem alourar ligeiramente.
De seguida, introduzam os pimentos, juntamente com os cominhos e mexam bem, para ligar os ingredientes e os cominhos, e deixem cozinhar cerca de 5 minutos.
Acrescentem a cenoura e os brócolos, envolvam, e deixem cozinhar outros 5 minutos. Notem bem a preocupação que eu tive em colocar mais imagens do que o normal, para ajudar-vos no processo e, mais importante ainda, para vos poupar a lerem tudo de seguida...! Reparem nas cores dos vegetais!
Os salteados também fazem isto: realçam a cor dos legumes e vegetais, tornando-os mais apelativos!
Para finalizar, acrescentem a pak-choi, envolvam bem, e deixem cozinhar por cerca de 3 minutos, para que esta se mantenha tenra, juntem o sumo da lima, e mexam bem, para que os sabores dos ingredientes liguem com os cominhos e que contrastem com o sumo da lima.
Rectifiquem os temperos e desliguem o lume.
Sirvam-se à vontade e disfrutem!
Notas finais:
Da próxima, a malagueta não se escapa! Se bem que irei retirar as sementes, para que não fique muito picante, porque ela gostou muito deste salteado!
Irei verificar o que poderei adicionar, para me aproximar ainda mais da cozinha mexicana, mantendo tudo nos parâmetros saudáveis da receita.