Procuro ser coerente com o que prometo e, acima de tudo, cumpri-lo.
Pois bem, como não poderia deixar de o ser, decidi fazer uma nova variação do caldo verde anterior que fiz: enriqueci a base, para a tornar mais cremosa e aveludada e adicionei mais couve galega em juliana fina e... favas!
"Favas?" Sim, favas. Para ser diferente, para ser ainda mais consistente, para ser ainda mais confortante e... porque eu estava mesmo cheio de fome!
Além disso, as favas ajudam a proteger o nosso coração de possíveis doenças, ajuda a controlar o peso e, aposto que muita gente não sabia desta, é uma fonte muito rica em proteínas e muito rica em nutrientes.
Assim sendo, e como as minhas receitas de sopa são feitas na Bimby, vou colocá-la na íntegra com as devidas diferenças.
Caldo Verde com Favas
(para 4 pessoas)
Ingredientes:
- 1 l de água
- 200 g de couve galega em juliana
- 100 g de favas frescas
- 1 talo de brócolos grande
- 2 cebolas roxas
- 2 cebolas brancas pequenas
- 2 cenouras médias
- 1 courgete pequena
- 3 dentes de alho
- fio de azeite
- sal e pimenta preta moída no momento
Preparação:
Lavem bem e cortem os legumes - cebolas, cenouras, courgete, talo e os dentes de alho podem ir inteiros - e coloquem no copo da Bimby, com um fio de azeite e programem 5 minutos, a 100º C, velocidade "Colher de Pau" (gosto desta "velocidade" e eu sei que já repararam nisso).
De seguida, coloquem as favas na varoma, juntamente com a couve galega por cima.
Coloquem 1 litro de água no copo da Bimby, adicionem sal e pimenta, e coloquem a varoma por cima, programando 20 minutos, na temperatura "Varoma", velocidade "Colher de Pau".
Terminado o tempo da cozedura, retirem a varoma e coloquem o copo pequeno na Bimby e triturem por 1 minuto, alternando entre as velocidades 7 e 8, dando também uns toques no Turbo. Queremos uma textura aveludada na nossa base.
Juntem a couve e as favas e misturem com a base, com ajuda de uma colher de pau ou da espátula.
Sirvam numa taça grande.
Notas finais:
Para obterem uma boa fonte de proteínas, no caso de não gostarem de favas e quiserem enriquecer o vosso caldo, podem optar por grão, feijão branco ou encarnado ou até ervilhas, se gostarem.
Nesta variação, não alteraria nada mesmo! Mas irei experimentar outras versões...