quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Risotto de Aveia com Ovos em Couve Galega e Cogumelos Salteados

É verdade! Risotto de aveia! Já alguém experimentou? Não! Experimentem, então! 
Retirei esta fantástica sugestão do livro Cozinha Sem Limites, do Gordon Ramsay - a minha principal referência no que à culinária diz respeito - quando vi a receita de Risotto de Tomate.

Basicamente, o segredo para se fazer um risotto macio e com a textura controlada, sem que este fique empapado, é ir adicionando uma concha de cada vez, e ir mexendo, para que o arroz vá absorvendo o caldo aos poucos, controlando, como já disse, melhor a textura. 
Pois bem, aqui, substituí o arroz arbóreo pela aveia, uma influência britânica, muito utilizada por Terras de Sua Majestade, e que por cá, serve para papas de aveia e para fazer granola caseira. Pois bem, aqui têm uma experiência diferente e que, diga-se de passagem, dá um sabor fantástico aos vossos pratos!
A aveia cozinhada deste modo, obtém um ligeiro sabor a nozes, o que é extraordinário!
 De referir que, já falei aqui um pouco acerca das propriedades de aveia, o que enriquece muito mais a nível nutricional, o vosso risotto do que se usarem o arroz, propriamente dito.
Nesta receita, uma vez que não tinha tudo o que necessitava - tempo, sobretudo tempo - para fazer o caldo de legumes, recorri aos cubos da Knorr, mas podem fazer o vosso próprio caldo caseiro - de legumes ou de galinha - aproveitando restos de legumes que, por norma vão fora - talos de brócolos e couve-flôr, ramas de cenoura, etc -  adicionam uma cebola cortada em quartos e uma cenoura cortada ao alto, com uma pitada de sal e pimenta, cozinando-os em lume brando por cerca de duas horas. 
A mesma operação para o caldo de galinha, só que podem acrescentar os ossos de frango de refeições anteriores, miúdos, etc.

A vantagem dos caldos caseiros é que, além de serem muito mais nutritivos e saudáveis do que os instantâneos, podem ser congelados, para mais tarde utilizarem, aguentando cerca de 6 meses no congelador.


Risotto de Aveia com Ovos em Couve Galega e Cogumelos Salteados
(para 2 pessoas)

Ingredientes: 

Para o Risotto:

- 1 chávena de flocos de aveia finos
- 1 l de caldo de legumes, bem quente
- 6 tomates cherry
- fio de azeite
- sal e pimenta preta, moída no momento

Para os Ovos em Couve Galega e Cogumelos Salteados:

- 4 ovos grandes
- 250 g de cogumelos frescos, laminados
- 200 g de couve galega em juliana
- 1 cebola grande
- fio de azeite
- sal e pimenta preta, moída no momento

Preparação:

Preparem cerca de 1 litro do caldo de legumes, numa panela, até que este esteja bem quente. 
Cortem os tomates cherry às metades.
Coloquem numa frigideira bem quente, em lume alto, um fio de azeite e coloquem a aveia, envolvendo-a bem, até que embeba todo o azeite e comece a libertar o seu aroma. Reduzam o lume para médio.
De seguida, vão adicionando uma concha de cada vez, mexendo sempre muito bem, até que a aveia absorva o caldo na totalidade, sem que seque totalmente.
Repitam o processo, até o caldo chegar ao fim sendo que, nas duas útimas conchas, devem juntar as metades dos tomates, mexendo e esmagando-os, quando estes amolecerem.
Na última concha, não deixem a aveia absorver o caldo na totalidade, para que esta continue com uma textura macia e cremosa, enquanto espera que a segunda parte da receita fique feita.

Agora, vamos preparar a segunda parte desta receita: os Ovos em Couve Galega e Cogumelos. 
Aqueçam um wok, frigideira ou caçarola em lume alto e coloquem um fio de azeite. 
Cortem a cebola em tiras finas, introduzam-na e deixem a refogar, até que fique macia e alourada. 
Coloquem os cogumelos e mexam bem, para que comecem a libertar a água que contêm, sem que fiquem macios, ainda. 
Nesse momento, coloquem a couve galega em juliana, e mexam bem, para que esta se misture com os cogumelos e a cebola, absorvendo também um pouco do azeite e da água dos cogumelos. Isto faz com que, além da couve ficar mais saborosa, dá equilíbrio ao prato, uma vez que esta é ligeiramente amarga, juntando-se com o sabor forte dos cogumelos. Para efeitos de estética, também fica um pouco mais reluzente, abrilhantada.
Quando a couve tiver ganho uma cor verde viva, mexam só um pouco, para que a mistura fique mais uniforme e façam uma espécie de uma cama. 
Reduzam o lume para brando, e coloquem os ovos, para que estrelem por cima da cama de couve e cogumelos.
Quando estiverem cozinhados, desliguem o lume e sirvam!


Notas finais:

Esta refeição, altamente nutritiva, uma vez que a couve galega, juntamente com a cebola, o tomate cherry e os cogumelos (além da aveia) garante um elevado aporte de fitoquímicos e micronutrientes, o que para os diabéticos é fundamental para a sua saúde, reduzindo drasticamente os níveis, trazendo benefícios na recuperação da sua doença.
Criei esta refeição, totalmente de improviso e à pressa, para fazer um almoço rápido e saudável com o que tinha na cozinha, mas isto também pode ser um brunch saudável.