As papas de aveia são soluções espectaculares para pequenos almoços, uma vez que dão ao nosso organismo um grande aporte de energia, proteínas vegetais e, por conseguinte, saudável, conseguimos ter uma boa quantidade de nutrientes, são rápidas de preparar e existem milhares de variações para poderem criar as vossas papas de aveia, sejam elas cruas ou cozinhadas.
Eu prefiro as papas de cruas por serem mais rápidas de preparar, mas de vez enquando também cozo ligeiramente a aveia para obter uma textura mais cremosa.
Disponibilizarei mais soluções de papas de aveia, à medida que as for fazendo, ao longo do blog, para dar mais ideias a todas as pessoas.
Esta receita - tal como a maioria das receitas - é perfeita para diabéticos, uma vez que não tem açúcares e contém imensos nutrientes numa taça apenas!
Uma curiosidade: já experimentaram papas de aveia com sumo de laranja... na papa? Não? Então, têm aqui uma boa receita para experimentar!
Papa de Aveia Crua com Laranja e Kiwi
Ingredientes:
- 5 c. sopa de flocos de aveia finos
- 1 kiwi
- 1 laranja média
- 1 c. sopa de côco ralado
- 1 c. sopa de sementes de girassol
- 1 c. sopa de sementes de linhaça
- 1 c. sopa de sementes de sésamo
Preparação:
Misturem bem, numa taça grande, os flocos de aveia, o côco ralado e todas as sementes, para ficarem todos envolvidos.
Descasquem o kiwi, cortem-no em pedaços e coloquem na taça.
Cortem a laranja, espremam o sumo para cima da mistura de aveia com o kiwi e, com a ajuda de uma colher, coloquem os pedaços da laranja na mistura também, para terem mais vitaminas, fibras e nutrientes na vossa taça.
Envolvam bem todos os ingredientes para se misturarem com a aveia e, sobretudo, para humedecer a mistura da aveia.
Envolvam bem todos os ingredientes para se misturarem com a aveia e, sobretudo, para humedecer a mistura da aveia.
Notas finais:
É claro que os mais gulosos, podem sempre adicionar ainda mais ingredientes nesta mistura, uma vez que podem não gostar do sumo da laranja na papa de aveia ou sequer da laranja (o que não acredito sendo que o mel, por exemplo, também liga muito bem com esta mistura.
Para os diabéticos mais gulosos, se o mel for caseiro e se forem praticar exercício físico a seguir, podem acrescentar uma colher de sobremesa.
São aquelas mais pequenas que as colheres de sopa, mas maiores que as colheres de chá e de café, para que não hajam mal entendidos...
Mas... sumo de laranja com mel? Perguntam vocês...
Bem... experimentem. Mas nunca se esqueçam que já provaram sumo de limão com mel, por isso, é uma questão de "treino". Culinário, claro!