Guardei esta receita para vos fornecer como dica de uma receita para o fim de semana, devido ao facto de ser um guisado lento, que demora algum tempo, e que contém ingredientes que nos fornecem uma sensação de conforto mais duradora.
Para falar muito rapidamente deles, a abóbora é um vegetal amiláceo (vegetal que contém uma percentagem de amido que fornece energia ao corpo, e contêm um baixo índice glicémico) e contém diversas vitaminas (A, B3 e K, para citar algumas) bem como contém ácidos gordos, como o ómega 3 e o ómega 6, e é rica em fósforo, potássio e magnésio.
As lentilhas, são um dos diversos tipos de hidratos de carbono naturais que pessoas diabéticas também podem consumir, bem como as pessoas que tenham níveis de colestrol elevado, uma vez que este tipo de hidratos de carbono, por serem naturais, quando entram no nosso organismo, o que é convertido em açúcar, vai directo para as fezes, não indo para a corrente sanguínea. Além de que é um aliado forte no combate/prevenção da anemia e prisão de ventre.
A couve é um grande aliado para quem pretende perder peso, bem como ajuda prevenir a tensão alta, curar ressacas, é um excelente anti-inflamatório natural e um bom regulador de açúcar no sangue, para citar alguns benefícios.
Prometo que da próxima vez falarei das ervilhas!
Coxinhas de Frango Guisadas com Legumes de Inverno
(para 4 pessoas)
Ingredientes:
- 8 cozinhas de frango sem pele
- 1 cebola grande
- 2 dentes de alho
- 350 g de abóbora em pedaços
- 300 g de ervilhas congeladas
- 100 g de espinafres em folhas frescas
- 1 chávena de lentilhas
- meia couve branca cortada grosseiramente em juliana
- 200 ml de vinho branco
- 250 ml de água
- fio de azeite
- sal e pimenta preta, moída no momento
Preparação:
Temperem as cozinhas de frango com sal e pimenta e deixem cerca de 10 minutos, para que elas absorvam bem os temperos. Se preferirem, podem golpeá-las ligeiramente e só depois temperá-las.
Lavem bem as lentilhas em água fria e escorram-nas, deixando-as de parte.
Aqueçam um tacho em lume forte e coloquem um fio de azeite.
Quando estiver quente, adicionem a cebola cortada em rodelas finas, juntamente com os dentes de alho esmagados e mexam até que estes fiquem quase queimados e a cebola macia e translúcida. Retirem os dentes de alho.
Coloquem as cozinhas de frango e braseiem-nas, até ficarem com uma cor ligeiramente douradas.
Quando estiverem com a cor pretendida, retirem as coxinhas de frango e deixem-nas a descansar um pouco e coloquem a abóbora, mexendo por cerca de 10 minutos, para ficar ligeiramente macia.
Adicionem as lentilhas, o vinho branco e a água, até que estes levantem fervura, e deixem cozinhar durante cerca de 10 minutos. Rectifiquem os temperos de sal e pimenta.
Após esse tempo, reduzam o lume para brando, e voltem a colocar as coxinhas de frango.
Envolvam bem os ingredientes e tapem, deixando cozinhar por mais 15 minutos.
Acrescentem as ervilhas, juntamente com a couve em juliana, envolvendo os ingredientes bem.
Tapem novamente e deixem cozer por mais 20 minutos, para que a couve fique macia, as lentilhas acabem de cozer e que o caldo fique mais reduzido.
Ao final desse tempo, coloquem as folhas de espinafres, envolvam e tapem novamente o tacho, deixando os últimos 10 minutos.
Desliguem o lume, e deixem que o tacho fique ao fogão a apurar em calor residual, por mais 10 minutos, sempre com a tampa colocada.
Destapem o tacho, peguem numa colher e sirvam a dose que vocês quiserem!
Notas finais:
Este guisado confortou-nos numa daquelas noites chuvosas de inverno, saciando-nos e transmitindo-nos conforto durante muito mais tempo.
Podem, se quiserem, adicionar uma pitada de cominhos e/ou estragão em folhas, quando alouram a cebola (no caso dos cominhos) e/ou quando juntam o vinho e a água (no caso do estragão e dos cominhos) para que tornem o guisado ligeiramente adocicado.
Fica espectacular!